Novidades

CAMINHÕES VOLVO COMPLETAM 85 ANOS DE HISTÓRIA
18/04/2013  |  fonte: Automotive Business

Os caminhões Volvo completam 85 anos de história em 2013. A primeira unidade saiu da linha de montagem da companhia na Suécia em 1928. Desde então a fabricante investe em tecnologias para aumentar o conforto, segurança e produtividade dos veículos. 
Para comemora a data, a companhia lança edição especial FH Time Machine, limitada a 85 unidades. A versão tem configurações com motor 460 cv e 540 cv. Externamente, o modelo ganhou adesivos que marcam a série. No interior, os bancos são revestidos em couro com detalhes na cor laranja. O assento do motorista tem ajustes elétricos e memória para três posições. 

O caminhão vem equipado com a caixa de câmbio automatizada I-Shift, que promete economia de combustível da ordem de 5%. Entre os diversos itens de segurança há o LKS, de monitoramento das faixas de rodagem, e o DAS, Detector de Nível de Atenção, que percebe quando o motorista conduz de forma irregular, com sinais de fadiga e sonolência. 


EVOLUÇÃO 
Depois do início da produção de caminhões no fim dos anos 20, a Volvo iniciou a produção dos primeiros caminhões com motores a diesel, com sistemas de freios hidráulicos, na década de 30. Os modelos foram equipados com rodas de ar em aço ao invés de raio de madeira, comum até então. Na época, a companhia se empenhou no desenvolvimento de modelos para o exército sueco, com sistemas fora de estrada que posteriormente foram aproveitados em outras aplicações. 
A década de 50 os motores a gasolina e a diesel com câmaras pré-combustão foram enfim substituídos por propulsores diesel mais eficientes com injeção direta. A montadora lançou ainda o motor com turbocompressor, que contribuiu para o aumento da capacidade de carga dos caminhões.
Acompanhando a evolução da infraestrutura rodoviária nos anos 60, a Volvo trabalhou no avanço dos veículos. Os caminhões ganharam cabines com sistema de suspensão de borracha e maior visibilidade externa. Na década de 70 surgiram os caminhões F10 e F12, apontando novas tendências de design. 
Nos anos 80 os caminhões ganharam refinamento, com motores mais potentes e ecológicos. A época foi marcada também pelo ganho de conforto para os motoristas, com o aumento do uso de sistemas de suspensão a ar. Em seguida, na década de 90, a Volvo começou a adotar soluções de tecnologia da informação para ampliar a eficiência do transporte. Além disso, foi nessa época que chegaram ao mercado os motores D12 e tecnologias como regulagem eletrônica da bomba de combustível. 


[ Voltar ]




Bomba Injetora Cummins Serie C - Motor
Código Item: 2587456
Preço: sob consulta

Cambio Scania GRS 900
Código Item: 13
Preço: sob consulta

Cambio Scania GR 871 usado
Código Item: 28
Preço: sob consulta

Estrutura Volvo FH12
Código Item: 98441
Preço: sob consulta

Motor Scania 124
Código Item: 119
Preço: sob consulta

Cambio Mercedes Benz G-210 /16
Código Item: 3
Preço: sob consulta