Novidades

MERCADO DE CAMINHÕES NOVOS E USADOS
20/03/2013  |  fonte: Transporte Mundial

Em 2012, os transportadores compraram 19,5% menos caminhões do que em 2011. Os fabricantes sabiam que muitos evitariam assinar um cheque ou um contrato de financiamento no ano passado por causa dos aumentos de preços provocados pela entrada da legislação Proconve P7 e o temor de faltar diesel S-50 para abastecer esses novos veículos. Graças a medidas de incentivo do governo federal, 2013 promete ser um ano melhor, algo entre 10% e 12% superior a 2012. 
Os primeiros números divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição da Distribuição de Veículos Automotores) referentes a janeiro não confirmaram o otimismo. Foram emplacados 12 185 caminhões no mês passado contra 13 003 de janeiro de 2012. Essa queda de 6,29% nos emplacamentos ainda não são motivos para preocupação, já que o número de emplacamento de um mês representa vendas do mês anterior. Ou seja, em janeiro de 2012 foram emplacados os caminhões vendidos em dezembro de 2011, período que houve muita antecipação de compra.
Os empresários da distribuição de caminhões estão otimistas de que você transportador realizará mais compras este ano do que no ano passado. Segundo a diretoria da Apta Caminhões e Ônibus, com concessionárias MAN/Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) e São Vicente (SP), o otimismo se baseia no atual cenário de retomada da economia e nas diversas consultas e pedidos em análise de crédito pelos bancos. Além dos financiamentos, soma-se às vendas, o grande volume de comercialização de cotas de consórcio. 
Porém, especialistas alertam o transportador que deve ficar atento com as taxas de administração dos consórcios, muitas vezes mais alta do que as taxas de juros de financiamento, principalmente quanto comparado com o Finame.

Caminhões Usados
Segundo o diretor comercial da Auto Sueco São Paulo, Fernando Ferreira, o segmento de seminovos registrou alta de quase 30% em 2012 na concessionária Volvo. Por isso, a empresa de capital português pretende dar um foco maior ainda nos seminovos, pois espera um crescimento superior este ano. O executivo informa que os modelos mais comercializados são os com idade média inferior a 5 anos de uso, pois têm maior facilidade para conseguir financiamento bancário.


[ Voltar ]




Bomba Injetora Cummins Serie C - Motor
Código Item: 2587456
Preço: sob consulta

Cambio Scania GRS 900
Código Item: 13
Preço: sob consulta

Cambio Scania GR 871 usado
Código Item: 28
Preço: sob consulta

Estrutura Volvo FH12
Código Item: 98441
Preço: sob consulta

Motor Scania 124
Código Item: 119
Preço: sob consulta

Cambio Mercedes Benz G-210 /16
Código Item: 3
Preço: sob consulta